Aquecimento de Água pelo Ar Condicionado

O calor residual de sistemas de ar condicionado pode ser recuperado e usado para produzir água quente “grátis”- um processo que melhora a eficiência de resfriamento e prolonga a vida útil do compressor. Foto por John’K’ licenciada sob creative commons.
O uso ar condicionado é comum no Rio de Janeiro devido às condições quentes e úmidas.
Sistemas de ar condicionado removem e dissipam o calor para o ar exterior. Este calor residual poderia ser recuperado e utilizado para aquecer a água.
Isso tem relevância particular no Rio de Janeiro, onde chuveiros elétricos e ar condicionados são responsáveis por uma grande proporção de uso de eletricidade doméstica.
A reutilização do calor para aquecimento da água melhora a eficiência energética e reduz as emissões de gases de efeito estufa [1].
As unidades de condicionamento de ar podem ser modificadas de modo que o calor residual seja usado para fornecer água quente para uso doméstico [2], [3] – uma modificação que melhora a eficiência do aparelho de ar condicionado. Em circunstâncias normais, o calor residual é dissipado a partir do condensador para a atmosfera.
É relativamente simples adaptar o sistema de condicionamento de ar de modo que este calor residual seja recuperado e utilizado para aquecer a água, e existem vários produtos no mercado que fazem isso. Os benefícios deste processo são:
- Maior eficiência do sistema de ar condicionado
- Prolongamento da vida útil do compressor
- Mais rápido efeito de refrigeração do ar condicionado
- Aquecimento de água “grátis” pelo sistema de ar condicionado
- Pequenos custos adicionais para aquecimento de água
Em um ensaio experimental, 60 litros de água foram aquecidos de 30°C a 75°C depois de 8 horas de funcionamento [3]. Tais sistemas têm o potencial de reduzir substancialmente os custos de aquecimento de água, bemcomomelhorar a eficiência do condicionamento de ar.
Sistema de Água Quente
Os sistemas de recuperação de calor descritos acima necessitam que a água quente seja canalizada e armazenada separadamente da água fria. Isto contrasta com os sistemas de água prediais comuns no Rio de Janeiroque fornecem apenas água fria sendo o aquecimento feito por chuveiros eléctricos. A criação de um sistema de água quente separado, embora uma tarefa relativamente simples, geraria custos de reforma adicionais que devem ser considerados na avaliação dos benefícios financeiros dos sistemas.
Referências
- Carbon Trust, “Heat recovery: A guide to key systems and applications,” 2011. [Online]. Disponível em: http://www.carbontrust.com/media/31715/ctg057_heat_recovery.pdf [Acessado em: 25-Set-2012].
- J. Ji, T. Chow, G. Pei, J. Dong, and W. He, “Domestic air-conditioner and integrated water heater for subtropical climate,” Applied Thermal Engineering, Apr-2003. [Online]. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1359431102002284 [Acessado em: 25-Set-2012].
- M. M. Rahman, C. W. Meng, and A. Ng, “Air Conditioning and Water Heating- An Environmental Friendly and Cost Effective Way of Waste Heat Recovery,” 2007. [Online]. Disponível em: http://umrefjournal.um.edu.my/filebank/published_article/2225/561.pdf [Acessado em: 25-Set-2012].