Iluminação Natural Eficiente

Luz Natural no Rio de Janeiro

Um design eficaz pode maximizar a iluminação natural e ao mesmo tempo evitar o ganho solar – otimizando a eficiência energética. Foto por Schrottie  licenciada sob creative commons

 

Além de minimizar o ganho solar, elementos de design devem reduzir a necessidade de luz artificial – resultando em significativa economia de energia para edifícios comerciais em particular.

Minimizar o ganho solar e melhorar a iluminação natural podem parecer objetivos opostos. No entanto, o ganho solar é potencializado pela radiação solar direta – que ocorre quando o sol brilha diretamente através de uma janela.

As janelas que não estão expostas à radiação solar direta recebem quasetantaluz, mas com muito menos ganho solar.

Minimizar a radiação solar direta e ao mesmo tempo maximizar a exposição à luz difusa melhoram a eficiência energética.

Sombreamento horizontal para maximizar a luz natural no Rio de JaneiroO sombreamento horizontal na face norte noRioproporciona iuminação difusa e minimiza o ganho solar.

Grandes janelas protegidas por sombreamento horizontal no lado norte de edifícios noRio de Janeirocaptam luz evitando a radiação solar direta.

Janelas viradas para o sul  captam a luz difusa na maior parte do ano – mas exigem sombreamento quando o sol está nascendo e se pondo no verão. Estas medidas minimizam o ganho solar mantendo bons níveis de luz natural.

Estas janelas também maximizam o potencial de ventilação natural, uma vez que aproveitam a brisa predominante noRio de Janeiro.

Os sistemas de envidraçamento e os tipos de vidros usados num edifício podem afetar a quantidade de luz transmitida através das janelas – alguns sistemas reduzem o calor que entra no edifício enquanto permitem a penetração de luz. Este elemento de design deve ser cuidadosamente analisado [1]. Para uma descrição completa decomovidros podem melhorar a eficiência de energia predial, consulte o guia de vidros produzidos pelo Departamento Australiano de Meio Ambiente.

Janelas de clerestório para maximizar a iluminação natural no Rio de JaneiroOutras medidas para melhorar a iluminação natural incluem:

  • Prateleiras de luz: prateleiras brancas que refletem luz para o teto
  • Janelas clerestório que permitem a entrada de luz difusa mas evitam a entrada de luz quando o sol está alto.
  • Tubos de luz, que transmitem luz dos telhados para o interior do edifício
  • Átrios centrais, que podem ser combinados com sistemas de ventilação natural e chaminés solares [1]
  • Interiores pintados com cores claras, possivelmente usando tintas luminosas / reflexivas
  • Sistemas de iluminação eficientes com controle de consumo de energia

Mais Informações e Recursos

Referências

  1.  Commonwealth of Australia | Department of the Environment, “Your Home Technical Manual – 4.10 Glazing.” [Online]. Disponível em: http://www.yourhome.gov.au/technical/fs410.html. [Acessado em: 17-Nov-2012].
  2. “Building Envelope Design Guide – Atria Systems | Whole Building Design Guide.” [Online]. Disponível em: http://www.wbdg.org/design/env_atria.php. [Acessado em: 23-Out-2012].